1.11.02

UFPE pode conceder título de Doutor Honoris Causa para o presidente eleito

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, poderá ser a próxima autoridade a receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na próxima semana, o Conselho Universitário irá se reunir para analisar a proposta, que será encaminhada pelo reitor Mozart Neves Ramos, refletindo um desejo da comunidade acadêmica.

O título é concedido a personalidades que tenham contribuído para o progresso da Universidade, da Região Nordeste ou do País ou que tenham se destacado pela sua atuação em favor das ciências, das artes, das letras ou da cultural em geral. "Por ser o primeiro pernambucano eleito à Presidência da República com a maior votação da história do Brasil e pelo seu passado de luta defendendo as causas sociais, Luiz Inácio Lula da Silva poderá receber o título da UFPE", justifica o reitor.

Entre os agraciados com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco, nos últimos anos, estão o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela (1998), o geógrafo da USP Milton Santos (1999), o prêmio Nobel de Física Claude Cohen-Tannoudji (1999) e o primeiro superintendente e idealizador da Sudene, o economista Celso Furtado (2000).

A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário instruída com o currículo do indicado e ampla justificativa, elaborada por uma comissão especial designada pelo reitor. Para a concessão do título, a proposta precisará ser aprovada por no mínimo dois terços do conselho, que é composto por: reitor, vice-reitor, pró-reitores, diretores e vice-diretores de centro, representantes dos conselhos departamentais, das classes docentes, da sociedade e dos estudantes. Em caso de aprovação, data para a outorga do título será definida posteriormente.

fonte: boletim de notícias da ascom UFPE

Nenhum comentário: