3.2.03

cês podem não acreditar, mas eu estou fazendo feijão. sim, um feijaozinho maneiro pra não ficar comendo tanto ali na mc donalds e ficar anêmica de vez. como aqui na minha humilde casinha ainda não tem panela de pressão, o feijão vai ficar até as 23h cozinhando. enquanto isso, vou dar a receita da minha gororoba que ficará pronta dentro em breve:

um quilo de feijão mulatinho
uma cebola grande
quatro dentes de alho
um tomate grande e maduro
uns 300g de jerimum (pros do sul, é abóbora)
coentro e cebolinho a gosto
500g de carne charque (ponta de agulha se você gosta duma feijoada gorda. pode ser de coxão)
dois paios defumados

corte em pedaços médios a charque, coloque numa panela com um pouco d'água para escaldar e tirar um pouco do sal. não deixe ferver, porque senão o sal fica na carne. feito isso, doure a charque na panela onde será cozinhado o feijão. não precisa colocar óleo porque a charque já tem gordura e não precisa pôr sal no feijão porque a charque já vem sal de sobra. e se tu for hipertenso, dispense mesmo. bom, quando a charque tiver bem douradinha, acrescente a cebola e alho picados e refogue. acrescente os tomates em pedaços pequenos, com pele e sementes mesmo, que esse feijão é espada. deixe refogar. coloque o paio em rodelas ou semi-círculos e continue doirando tudo.

a essa hora o feijão já deve estar catado e de molho (cuidado com as pedras e não esqueça de deixar de molho pra não ficar com gosto de cocô de rato. você já viram como fica o feijão na ceasa?). jogue-o dentro da panela e ponha água até cobrir tudo. jogue com delicadeza o jerimum. tampe e vá jogar paciência.

se você tiver uma panela de pressão (que é claro que vocês, que moram com pai e mãe e têm empregada, têm um acessório tão útil como esse em suas cozinhas) o cozimento dura pouquíssimo, acho que no máximo uma hora. mas se você é pobre e mora só, como eu, pode reservar uma tarde inteira de olho no negócio, porque vai demorar uma vida. aproveite pra cortar essas unhas e lavar esse PERCOXOXUJO, ou fazer uma borda de crochê naquela sua toalha feia.

tá, e quanto tempo dura o cozimento na panela normal? eu sei lá, é a primeira vez que eu faço feijão sozinha. mas é como eu disse, reserve sua tarde aí porque é pelo menos umas 3h de cozimento. vá provando e quando o feijão não estiver duro, é porque tá bom.

Nenhum comentário: