28.3.03

comecei a usar óculos com uns 10, 11 anos. eu tava na quinta série e não lembro por que razão minha mãe me levou ao oculista. não sei se reclamei, se ela decidiu levar porque é hipocondríaca. sei que fui e saí de lá com uma receita pra uns óculos de grau bem fraquinho, acho que 0,25 de miopia. fiz os óculos de gatinha, daqueles que são transparentes e têm uma corzinha. no caso do meu era cinza. não, não foi rosa, sempre fui fã das cores neutras. minha bolsa da company (vocês lembram da febre das bolsas da company, né? claro) era cinza e depois tive uma preta. nunca rosa, ou amarela. bom, meus primeiros óculos foram feios e eu nunca usava, também porque não tinha tanta necessidade e tava desacostumada.

o grau aumentava gradativamente. eu comecei a precisar realmente usar os óculos. comecei a usar lentes de contato em 95, mas o astigmatismo também foi progredindo e não dava mais pra usar no dia-a-dia como tava fazendo. ano a ano o grau aumentava um pouco até chegar aos meus atuais 4,50 de miopia e 1,25 de astigmatismo no olho direito e 3,75 de miopia mais 1,50 de astigmatismo no esquerdo. acho que passei 3 anos sem mudar de grau, meio que estacionou. tanto que meus dois últimos óculos eu nem cheguei a ir no oculista; levava a receita do anterior e fazia assim mesmo.

de uns tempos pra cá tenho sentido uma certa dorzinha que cabeça, muito leve e bem parecida com a dor de cabeça de visão. não sei se é isso, se é estresse, cansaço. sei que decidi ir no oftalmologista, até porque faz uns 3 anos que não vou num. e qual não foi a minha surpresa ao fazer minha consulta? minha miopia está regredindo. é, regredindo. de leve, mas está. estou com 0,25 a menos em cada olho. mas ela disse que só preciso mudar de óculos se estiver realmente incomodando.

aproveitei pra perguntar sobre o meu famigerado desvio. não sei se vocês sabem mas algumas pessoas pensam que eu sou estrábica. às vezes até eu mesma penso que sou. na verdade, eu tenho a distância entre os olhos muito pequena, de uma criança, segunda a própria oculista. e meu olho direito entra um pouquinhozinho a mais que o esquerdo. é uma coisa imperceptível. mas isso somado à pequena distância entre meus olhos faz com que algumas pessoas pensem que eu sou zarolha.

Nenhum comentário: