23.9.05

arroz de polvo

dia desses eu resolvi me aventurar a fazer um arroz de polvo. comprei dois polvos pequenos e fiz. marinheira de primeira viagem, coloquei mais arroz do que devia e, além de ter ficado seco demais, deu aquela triste sensação de estar catando o polvo no final. não é bom.

na minha segunda tentativa já tive mais sucesso. eis aqui a receita:

dois polvos médios
uma cebola grande
um pouco de sal

duas xícaras e meia de arroz
4 dentes de alho picadinho
1 cebola picadinha
açafrão
sal a gosto
1 pimentão em tirinhas
pimenta do reino à vontade
azeite

coloque os polvos já limpos dentro da panela de pressão com água pela metade com uma cebola grande inteira e um pouco de sal. quando a panela começar a apitar, deixe cozinhar por 5 ou 7 minutos. não deixe passar disso, senão o polvo fica molenga demais. lembre-se que ele ainda vai cozinhar junto com o arroz.

reserve a água preta do cozimento.

depois de cozidos, corte os polvos em cubinhos não muito pequenos mas também não muito grandes. doure a cebola e o alho no azeite e depois acrescente o polvo. coloque o pimentão na panela. jogue o arroz já lavado no refogado e deixe um pouco para pegar o gosto. adicione aos poucos a água do cozimento do polvo. ponha o açafrão, a pimenta e o sal a gosto. se não quiser colocar somente a água do polvo, acrescente água limpa e quente para cozinhar o arroz.

é importante colocar mais água do que num arroz normal para que o resultado vire um ensopadinho. arroz de polvo seco não tá com nada.

Nenhum comentário: