7.4.06

comer feliz

é possível a pessoa se sentir mais magra mesmo sem ter emagrecido nem um mísero quilinho?

*

hoje eu acordei com desejo de comer feijão no royal com a pimenta de vânia. vocês sabiam que a pimenta faz o cérebro liberar endorfina e deixa a gente em clima de paquera e altro astral? eu não sou uma pessoa muito fã de chocolate (será que é por isso que eu sou tão rabugenta e mau humorada?), o amigo da serotonina, mas me acabo num molho de pimenta bem feito.

na verdade, eu até como chocolate quando o corpo pede (acho que só sente isso quem nunca come, como eu). essa semana, na minha tpm e inferno astral juntos, comi um brigadeiro gigante todo dia. mas não é sempre. geralmente só de olhar uma torta preta cheia de cobertura e molhada eu fico enjoada.

bom, acabei comprando um vidro de pimenta de vânia lá pra casa. minha boca chega a salivar só de lembrar.

*

"Os níveis cerebrais de serotonina são dependentes da ingestão de alimentos fontes do aminoácido triptofano e de carboidratos. A ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na 'limpeza' dos aminoácidos circulantes no sangue e facilitam a passagem do triptofano para o cérebro. O triptofano, uma vez no cérebro, induz à produção de serotonina que reduz a sensação de dor, relaxa e até induz e melhora o sono. Uma alimentação pobre em carboidratos, assim como uma alimentação com excesso de proteínas, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão. O caminho é o equilíbrio!" (Fonte: http://www.copacabanarunners.net/neurotransmissores.html)

*

os alimentos mágicos:

chocolate - tem uma combinação bombástica para levantar o astral rapidamente. mas é bom deixá-lo para momentos de necessidade

banana - melhora o humor. coma uma ou duas bananas maduras por dia - de preferência sem misturá-las a outros alimentos.

massas e grãos integrais - dão uma sensação de bem-estar duradoura, porque têm carboidratos complexos, que são digeridos lentamente, sem provocar altos e baixos de humor.

leite - beber leite morno antes de dormir faz sentido. o leite é rico em uma substância chamada triptofano, que é o principal precursor da serotonina, que tem efeito relaxante.

pimenta - a sensação de ardor na língua faz o cérebro liberar endorfina, que traz bemóestar e excitação ao mesmo tempo.

peixes - salmão, atum, anchova são indicados para casos de depresão porque contêm um tipo de óleo, o ômega 3, que facilita o trabalho dos neurotransmissores.

alface - no caule da alface há duas substâncias que agem como calmantes naturais.

café - a cafeína é poderosíssima como estimulante. mas uma dose alta pode aumentar o nervosismo.

(fonte: http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/026/07.shtml)

Nenhum comentário: