2.5.06

tacos

aí que tirei o domingo chuvoso pra tentar fazer tacos. fiz carne moída, salsa mexicana e guacamole. só caguei na hora de fazer as tortilhas.

se tem duas coisas para as quais eu não nasci, uma é fazer bolo (já tentei de todas as formas). a outra e fazer massa salgada com farinha de trigo e manteiga. nunca dá certo. já tentei fazer pastelão, salgadinhos de forno, nada dá certo quando minha mão amaldiçoada toca.

aí que fiz tudo certinho a massa da tortilha, botei na geladeira. aí já começo errando porque não sei nem esticar massa. resultado: ficou seca e dura. mas pelo menos deu pra comer como doritos, haha.

vamo lá:

carne moída
é o quê? não sabe fazer carne moída?
pique uma cebola grande, uns dois tomates bem maduros, e uns três dentes de alho. refogue a cebola e alho até a cebola ficar transparente, jogue os tomates e espere eles amolecerem. aí tu joga a carne moída, o sal a gosto (cuidado), folhas de louro (olhe, nada melhor do que o louro em pó, faz uma diferença...) , uns pedacinhos de pimenta malagueta SEM AS SEMENTES. se quiser dar uma cor, bote uma colher de extrato de tomate ou coloral mermo. cozinhe em fogo baixo e com a panela tampada por uns 20 a 30 minutos pra tirar as mazelas da carne.

salsa mexicana
pique uma cebola grande, 3 ou 4 tomates bem maduros, 3 dentes de alho, uns galhos de coentro e umas 4 pimentinhas malagueta sem a semente, peramordedeus. refogue a cebola e o alho, aquela coisa e tal. jogue os tomates, a pimenta e o coentro. jogue um pouco de vinagre na panela. refogue tudo, corrija o sal e priu.

guacamole
pique bem picadinho mesmo uma cebola grande, 3 dentes de alho e um tomate bem maduro, mas bem picadinho mesmo. aí pegue um abacate bem maduro e jogue dentro das verduras. com um pilão, vá amassando tudo, tudo, até virar uma pasta. coloque chili (se não tiver, vai de pimenta do reino mermo) e sal e pronto.

tortilhas
uma xícara de farinha de trigo, uma xícara de farinha de milho flocada, uma xícara de água morna, uma colher de sopa de manteiga e uma colher de chá de sal. misture a manteiga com as farinhas e o sal e vá amassando até a manteiga quase se destruir. vá colocando a água aos poucos e fazendo aquela melequeira. vá juntando a massa até ficar lisa e elástica. aí você coloca num plástico filme e deixa na geladeira por meia hora. aí você vai pegando umas bolinhas pequenas e esticando a massa num plástico filme forrando o seu balcão. não use uma garafa de sagatiba pra esticar a massa: não vai dar certo. chame sua mãe caso você tenha muita dificuldade. elas podem nem cozinhar, mas tem mais tempo de vida que você. e é muito difícil que, na mesma família, dois membros sofram do mesmo mal de não saber fazer bolos e salgadinhos de farinha e manteiga. enfim... depois que esticar as pequenas bolas em finas coisinhas redondas, asse numa frigideira grande e bem quente dos dois lados até borbulhar.

depois é só botar os recheios dentro da massa, enrolar e jogar tabasco dentro. se a massa der errado como a minha deu, quebre e coma feito doritos original - que por sinal, foi um pecado deixarem de fabricar.

Nenhum comentário: