15.5.08

o risoto de shiitake em 30 minutos

ultimamente eu tenho feito tudo com shiitake, depois que trouxe pacotes baratos de são paulo no final de abril. então, né? vamos usar pra não estragar. e aí que resolvi compartilhar essa receitinha com vocês, pra testarem em suas cozinhas e me dizerem se prestou. meia hora, gente. dá pra fazer quando voltar do trabalho feito eu fiz.

19h57 shiitake de molho na água morna. enquanto isso, vá cortando em cubinhos a cebola, o alho e o queijo parmesão. pode ralar se você tiver saco, mas a ordem aqui é não perder tempo.


20h10 refogue a cebola e o alho. se você tiver alho poró fresco, ponha nessa hora. como o meu é desidratado, coloquei depois.

20h15 escorra o shiitake e guarde a água escura que ficou. junte o cogu ao refogado deixe pegar o gosto. em seguida ponha um pouco da água do shiitake e o alho poró desidratado e deixe lá tudo cozinhando.

20h19 ponha uma xícara de arroz arbóreo (ou carnaroli ou qualquer outro arroz pra risoto) dentro da panela e deixe pegar um gostinho. vá mexendo, misturando tudo. aí é a hora dos temperos. eu gosto de colocar uma tiquinho de nada de curry, só pra dar um gostinho forte. mas pouco, pra não impregnar. aí coloquei as ervas de provence que dado me deu, mas se tu tiver ervas finas também serve. um pouco de pimenta chili e uma pitada de sal.

20h21 acrescente o restante da água do shiitake, ponha mais água morna e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada.

20h25 dê uma olhadinha se a água secou demais, prove o arroz e vá acrescentando mais água de pouquinho em pouquinho até ele ficar al dente. e o que eu entendo por al dente não é arroz crocante, é só resistente à mordida mesmo.

20h29 provavelmente o risoto já vai estar pronto a essa altura. acrescente o queijo, vá mexendo até ficar tudo bem ligadinho e para finalizar ponha um pouco de creme de leite, uma colher e meia de sopa é o suficiente. você pode colocar uma colher de sopa de manteiga antes do creme de leite pra deixar mais cremoso, mas eu não usei nessa receita.

20h30 sirva imediatamente e bom apetite.

Nenhum comentário: